Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Tecido tie-dye: saiba como usar a tendência do verão 2020 nas coleções

O tecido tie-dye está de volta! A estampa, de vibe 70s, será uma das grandes tendências da moda verão 2020. Essa padronagem reapareceu nas passarelas internacionais e nacionais e foi rapidamente aceita pelas ruas.

Nas confecções, o tecido de estampa tie-dye pode ser incorporado em produções para o público infantojuvenil e adulto, para homens e mulheres. A estamparia, que remete a uma técnica artesanal de tingimento com malhas presas por fios, é naturalmente casual e, por isso, cabe muito bem em camisetas, moda praia e fitness, lingeries, e jeans – embora haja espaço para tecidos mais nobres.

Confira a seguir ideias para aplicar o tie-dye nas suas coleções!

A tendência tie-dye

A utilização do tie-dye é milenar. O registro mais antigo da técnica vem do Peru, há mais de 6 mil anos, em um dos sítios arqueológicos incas. Também existem relatos de uso desse tipo de tingimento no Egito, Japão, na China e em países da África.

Foi nos anos 60 e 70, no entanto, que a estampa tie-dye ganhou os holofotes, a partir do movimento hippie. A mistura de cores e o toque artesanal da técnica harmonizaram com os pensamentos criativos e libertadores da juventude da época.

Na temporada de verão 2020, as roupas em tie-dye trazem a atmosfera hippie em formas, cores e tecidos contemporâneos.

A tendência chega preenchendo peças inteiras, como mostraram as grifes internacionais nas semanas de moda mais influentes do mundo. Em Nova York, Paris, Londres e Milão, a estampa tie-dye foi vista dentro e fora das passarelas.

Prada, Dior, R13, Calvin Klein, Proenza Schouler e Stella McCartney aplicaram o tingimento em saias, vestidos e camisetas, unindo a padronagem a florais, listras e a modelagens atuais.

tecido-tie-dye

Tie-dye está em alta: tendência confirmada pelas passarelas.

Como usar tie-dye nas coleções

O tie-dye reaparece no verão 2020 na linha praia, na moda íntima e em peças fitness e casuais. A releitura dessa moda dos anos 70 pode surgir tanto pontual como no look completo.

Na linha praia, a estampa tie-dye cobre biquínis, maiôs, saídas e sungas. Vem em cores vibrantes, na combinação acima de dois tons, e também em nuances discretas, como branco e azul, verde e branco, rosa e branco.

As roupas de academia também ganham versões de tie-dye em tops, leggings, jaquetas e camisetas.

tecido-tie-dye

Inspirações do tecido tie-dye em roupas casuais e moda praia e fitness.

As versões multicoloridas da estamparia remetem à atmosfera da década de 70. Algumas apresentam cinco ou mais cores, geralmente formando os tons do arco-íris. As nuances são vibrantes e se aproximam do neon.

Também há espaço para o tecido tie-dye mais discreto. Nesse caso, as cores são um tanto “apagadas” e em tons pastel, como amarelo claro, azul bebê, rosa millennial e lilás.

Na versão monocromática, a estampa torna-se menos casual, funcionando bem tanto para o público jovem, adulto e maduro. A reinterpretação desse sucesso da moda acontece com uma ou duas cores e em tecidos sofisticados.

O tie-dye ainda pode ser neutro. Nudes, marrons e pretos combinados com branco dão o tom mais sério e refinado às produções.

Já quanto aos formatos do tingimento, a maioria das estampas traz formas circulares, espirais, em listras e degradê.

Para deixar essa tendência mais comercial, a dica é dar prioridade a tecidos com tons de uma mesma coloração.

Onde comprar tecido tie-dye

A escolha do melhor tecido para as produções pode começar sob um aspecto: a qualidade. Depois, conforme o tipo de peça, é preciso se atentar a outros quesitos.

Na moda fitness, por exemplo, as bases devem ser respiráveis, ter tratamento antibacteriano, alta compressão (especialmente para tops e leggings) e garantir a respirabilidade. Na linha praia, a busca deve ser por conforto, elasticidade, resistência e durabilidade.

A loja virtual da Digitale Têxtil, empresa referência em tecidos tecnológicos, tem opções de tecido tie-dye para moda praia, fitness, lingerie e casual. No site, você encontra estampas de cores vibrantes e delicadas. Confira algumas variedades:

tecido-tie-dye

Entre em contato com um consultor da Digitale Têxtil para escolher a estampa tie-dye que mais combina com as suas produções. Clique no banner!

whatsapp-digitale-textil

4.33 avg. rating (87% score) - 3 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio