Lendo agora
Tecido para roupa de surfista: como escolher?

Tecido para roupa de surfista: como escolher?

tecido para roupa de surfista - veja as especificidades!

A roupa para surf precisa ser extremamente resistente, afinal, está em constante contato com raios solares, água salgada, maresia e outros atritos. Produzir peças que protejam dessas condições e, ao mesmo tempo, garantam mobilidade e conforto é o grande desafio do surfwear.

Neste post, desvendamos todas as especificidades do tecido para roupa de surfista. Continue a leitura e saiba como escolher as melhores bases para iniciar a produção!

Necessidades do esporte

O surfe é um esporte de aventura que envolve uma série de movimentos de alto impacto. Sua prática exige boa visão, orientação espacial, coordenação motora, equilíbrio e atenção direcionada e multifocal.

Por ser uma atividade que oferece riscos à integridade física, recomenda-se o uso de alguns equipamentos específicos. Sapatos que proporcionam firmeza, pranchas que garantem estabilidade e materiais de proteção, como o wetsuit, são os principais.

Características do surfwear

Em geral, a roupa de surfwear é uma barreira protetora que, no calor, bloqueia a incidência dos raios solares e evita possíveis queimaduras e, no frio, aumenta a temperatura corporal dentro e fora da água.

O wetsuit, como é conhecido, pode ter diversos modelos e espessuras. Quanto maior a gramatura do tecido, melhor é a capacidade de aquecer e menor é a mobilidade oferecida. Encontrar o equilíbrio entre proteção e liberdade de movimentos é o objetivo de todas as marcas de roupas para surf.

tecido para roupa de surfista - wetsuit
Wetsuit é o nome dado à roupa de surfista feita com tecidos resistentes e encorpados.

Existem três categorias principais de vestimenta, seja para roupas de surf masculinas, femininas ou infantis:

  • Long John ou Steamer: modelo que assemelha-se a um macacão e cobre braços e pernas por completo;
  • Short John ou Shorty: roupa em que parte dos braços e das pernas fica exposta;
  • Rashvest: vestimenta feita com materiais leves e caimento mais solto.

Tecidos apropriados

O tecido para roupa de surfista deve priorizar a alta performance e o desempenho, garantindo conforto e flexibilidade na realização das manobras. Pensando nisso, as bases mais indicadas são as que possuem alta capacidade de compressão, respirabilidade e durabilidade.

Outro fator que deve ser levado em conta é a gramatura do tecido, já que volumes maiores garantem peças mais encorpadas e, consequentemente, com capacidade superior de proteção. As bases Speedy Power, Active Power e Velocity são as melhores opções da Digitale Têxtil.

Veja também
eventos de moda 2020

Cores e estampas

Tons neutros e variações de azul são as escolhas mais recorrentes para o surfwear. Roupas de surfistas femininas costumam explorar mais tonalidades vibrantes, como o neon, e estampas, especialmente as geométricas, étnicas e tropicais. Para coleções de roupas de surf infantil, vale apostar em combinações de cores divertidas.

As tendências sazonais e de beachwear também podem ser incorporadas ao universo do surfe. Conhecer o que está em alta é indispensável para produzir roupas que, além de oferecer a qualidade necessária, consigam agradar esteticamente.

Quando o assunto é tecidos para roupa de surfista, a qualidade dos materiais vem em primeiro lugar. Converse com nossos especialistas e escolha as bases que mais combinam com a sua marca!

whatsapp-digitale-textil

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo