Lendo agora
Tecidos para forro: como escolher a melhor opção

Tecidos para forro: como escolher a melhor opção

tecido para forro

Para a confecção de roupas, a escolha de tecido para forro pode ser tão importante quanto o produto principal. Esse tipo de acabamento auxilia na modelagem da peça e a torna mais confortável para o seu cliente.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo com dicas práticas para a escolha desses tecidos. Leia até o fim para conferir!

A importância do forro

Na hora de confeccionar uma peça, pode haver muitas dúvidas se o uso de forro é necessário ou não. Por um lado, as roupas sem esse acabamento ficam mais baratas e podem ser entregues em menos tempo.

Esse pensamento é válido para alguns tipos de roupas, como blusinhas de crepe, viscose ou linho, em modelos mais simples e com alcinha. Roupas de sobreposição, como quimonos, lenços e echarpes, também dispensam a finalização interna.

Em contrapartida, se você pretende conquistar o cliente pela qualidade dos seus produtos, é essencial fazer uso do forro. Ele pode proporcionar melhor caimento e estrutura, aumentando a satisfação do consumidor e a durabilidade das peças.

Ao estofar uma peça de roupa, você também oferece mais conforto, pois o forro evita que as costuras fiquem à mostra e em contato direto com a pele. E apesar de ter que investir mais tempo costurando esse acabamento, você poderá cobrar mais pelo serviço, já peça ficará mais sofisticada e personalizada, de acordo com as necessidades do cliente.

tecido para forro a importancia do forro
O forro traz sofisticação e conforto às peças.

Para ternos, blazers, casacos e vestimentas para moda festa, o uso de forro é essencial. Já para o vestuário casual, como vestidos, saias e blusas, ele pode ser opcional.

Tipos de forro

A principal regra para fazer o forro de uma peça de roupa é selecionar um tecido que combine com o principal. Se você estiver fazendo uma saia fresca e fina para o verão, por exemplo, escolha um acabamento igualmente leve; já na hora de fazer um blazer, opte por algo mais robusto.

É possível separar os tipos de forro em três categorias: os estruturados, que darão um alicerce à peça; os encorpados, que têm uma característica mais firme; e os leves, que darão o acabamento, porém sem tirar a delicadeza da roupa.

Além disso, para quem trabalha com moda praia, é importante se informar sobre tecidos para forro de biquíni. Confira informações sobre cada tipo abaixo:

Forros estruturados

São indicados para diversos tipos de peça, como vestidos em zibeline, godê e alfaiataria, blazers, casaquetos e sobretudos. Servem para ajudar a modelar o corpo e tornar a peça mais sólida.

Os tecidos mais recomendados para forros são o tafetá sevilha, como benberg e jacquard, e a supermicrofibra.

Forros encorpados

O melhor tecido para forro de vestidos é o cetim com elastano. Ele oferece toque sedoso, brilho acetinado e maleabilidade, acrescentando conforto e uma finalização bonita à peça.

A supermicrofibra e a malha helanca também são ótimas opções para o acabamento. São mais encorpadas, e recomendadas para roupas mais justas, pois são confortáveis para a pele e ajudam a modelar o corpo.

Utilize esse tipo de forro em vestidos sereia, tubinho e godê ou blazers.

Forros leves

Para fazer acabamento com forros leves em roupas mais frescas, como vestidos e saias em viscose, o recomendado é optar pela malha segunda pele. Trata-se de um tecido fino, que vai proporcionar um acabamento especial e que não vai pesar a vestimenta.

Já para tecidos em gazar ou musseline, a dica é empregar crepes como lorraine, nuage ou satin. Outra opção é duplicar a camada de tecido, assim, o forro fica mais fluido e invisível para quem olha a peça.

Veja também
moda sem gênero - conheça e veja como adotá-la!

Forros para biquíni

Na confecção de biquínis, sejam de malha ou crochê, ou outras peças de moda praia, também é importante prestar atenção ao forro. O flow é uma ótima opção, pois é flexível, confortável e permite que a pele respire.

Dicas para confecção

Se você tem dúvidas sobre como fazer forro, é importante prestar atenção a alguns detalhes. Antes de começar a costura, pense além da sua função como acabamento, sempre considerando como parte do visual da peça. Ao utilizar tecidos estampados, variações de cor ou tom sobre tom, você criará um efeito bonito e exclusivo.

Além disso, é imprescindível seguir as características do tecido principal. Por mais que a peça fique com uma boa aparência, se você utilizar uma malha que não combina com sua totalidade, ela pode ficar quente demais ou até desconfortável para o seu cliente.

tecido para forro dicas para confecção
Na hora de escolher o forro de uma peça, lembre-se de seguir as características do tecido principal.

Por fim, lembre-se que a utilização de forro pode fazer com que suas peças se destaquem. Você oferecerá um serviço melhor e mais profissional ao seu cliente e, consequentemente, poderá cobrar mais pelo trabalho.

Investir em forros de qualidade será um grande diferencial e uma forma de fidelizar o consumidor.

Tecidos para forro da Digitale Têxtil

A Digitale Têxtil é uma empresa especializada em supermicrofibra, um tecido macio e confortável a quem usa. É muito recomendado para diversos tipos de forro, desde as peças mais leves às mais robustas.

Para conferir as diferentes cores e estampas disponíveis, clique no banner abaixo e acesse nossa loja!

tecido para forro digitale textil

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo