Lendo agora
Ciclos de tendências #3: inspirações da moda feminina dos anos 60

Ciclos de tendências #3: inspirações da moda feminina dos anos 60

moda-feminina-dos-anos-60

Os jovens nascidos no pós-guerra, chamados de baby boomers, revolucionaram o final dos anos 50 e o começo dos anos 60. A rebeldia, os novos estilos musicais, literários, entre demais avanços em outras áreas do conhecimento, faziam com que a década respirasse por mudanças.

Foi a partir desse período que a moda se tornou elemento relacionado ao lifestyle e ao comportamento de quem veste, da mesma forma que vemos na atualidade. Muitas vestimentas nasceram da moda feminina dos anos 60 e permanecem firmes até os dias de hoje.

Pensando nisso, reunimos diversas referências da moda feminina dos anos 60 que servem de inspiração para criar outfits atualizados. Confira!

A moda e a época

Foi nos anos 60 que revoluções importantes surgiram e transformaram o mundo, como movimentos feministas, estudantis e hippies, que pregavam o amor e a liberdade.

moda-feminina-dos-anos-60

Todos os olhares se voltaram para os jovens da época, e a moda passou a desenvolver peças pensadas para a juventude. O prêt-à-porter, roupas de qualidade feitas em grande escala, passou a ter menos perfeição que antes, no entanto, mantendo a classe.

Os jovens buscavam se atualizar com novos looks, mas, por outro lado, os fabricantes e estilistas sentiam dificuldades em acompanhar e renovar as coleções com a rapidez exigida pelo público da época.

Modelagem

Estilistas como André Courrèges e Mary Quant se destacaram na década, apresentando linhas regulares, formas geométricas, a alfaiataria, o comprimento míni e tecidos metalizados.

moda-feminina-dos-anos-60

A minissaia foi peça ícone da temporada juntamente com o vestido trapézio e a padronagem de bolinhas. Mary Quant, estilista conhecida por criar a minissaia, diz que a peça não foi idealizada por ela, mas sim pelas ruas.

Essa declaração da estilista afirma que foi a partir dos anos 60 que a moda das ruas passou a influenciar no trabalho dos designers. Antes, era ao contrário: as marcas que influenciavam no estilo das pessoas.

Inspiração espacial

A estética da garota lunar com vestimentas de corte reto, nuances de branco e prata, botas de cano médio, salto baixo, meias metalizadas, tecido de vinil, entre outras peças com motivos espaciais, influenciaram a moda feminina dos anos 60.

Um rosto que marcou a temporada foi o da modelo londrina Twiggy, referência de estilo da época e de grande influência à juventude inglesa. Trouxe à tona uma silhueta mais magra, esguia, de beleza andrógina com cílios supermarcados e o corte de cabelo curtinho, estilo pixie cut.

moda-feminina-dos-anos-60

Veja também
maio ou macaquinho para natação

A alta-costura enfraqueceu, abrindo espaço para o prêt-à-porter e as vestimentas unissex, lançadas nos anos 40, como o jeans, os terninhos, as camisas sem gola e o smoking para mulheres, assinado por Yves Saint Laurent.

Referências nos looks atuais

A moda sempre revisita as décadas passadas, se inspirando e atualizando as referências para os outfits atuais. A minissaia, o vestido trapézio, a cintura marcada, as estampas dos anos 60, como poá, listras, xadrez, e as padronagens psicodélicas continuam em alta, se tornando itens atemporais.

moda-feminina-dos-anos-60

Os biquínis dos anos 60, como cortininhas e os hot pants, estão presentes nas coleções de hoje, assim como as referências navy das pin-ups, como o top bardot, que evidencia o colo e os ombros, continuam em alta.

A moda feminina dos anos 60 foi marcada pela música, arte, viagens espaciais e os movimentos revolucionários, influenciando o modo como o vestuário e os estilistas se comportavam, necessitando acelerar os processos para trazer novidades para atender a juventude da época.

O próximo conteúdo da série Ciclos de Tendências vai trazer referências da moda dos anos 70, década marcada pelo visual hippie e romântico. Assine a newsletter da Digitale Têxtil e receba em primeira mão dicas e novidades sobre o universo da moda. É só preencher o formulário abaixo!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo