Para se inspirar: 11 estilistas e designers de moda famosos

designer de moda famosos

É de conhecimento geral que moda é uma a área extremamente mutável e competitiva. Por isso, realizar pesquisas rotineiras para manter-se por dentro das atualizações de mercado e acompanhar o trabalho de colegas de profissão, principalmente de designers de moda famosos, pode contribuir não só abrindo o leque de referências e conceitos, como servindo de fonte de inspiração para criar uma coleção de sucesso.

Conheça onze designers e estilistas de moda famosos para se inspirar e seguir!

1. Virgil Abloh

Para começar o top 11 de designers de moda famosos, Virgil Abloh! Filho de imigrantes de Gana, ele foi criado em Chicago, nos Estados Unidos. Ele se formou em Engenharia Civil, mas foi no último ano do curso que se matriculou nas aulas de História da Moda e se apaixonou pela área.

Em 2013, Abloh fundou a grife Off-White, que traduz a cultura urbana em peças contemporâneas repletas de listras e setas, a qual, rapidamente, conquistou entusiastas da moda A label ainda contribuiu para que o streetwear ingressasse no setor de luxo.

Abloh é responsável por vestir fashion girls, como Kendall Jenner, Bella Hadid e Pernille Teisbek. Foto: Getty Images

Por muito tempo, Virgil Abloh atuou como diretor criativo e conselheiro pessoal do Kanye West. No entanto, o relacionamento deles fez com que os fãs do rapper procurassem pelo autor dos outfits polêmicos.

Além da Off-White, Abloh atualmente assumiu a direção criativa da grife Louis Vuitton masculina, atribuindo um ar street para a marca de luxo.

Designer começou carreira estagiando na casa de moda italiana Fendi. Foto: Imaxtree

2. Stella McCartney

Filha do ex-Beatles Paul McCartney, Stella carrega sobrenome de peso não só no Reino Unido, mas em todo o mundo. A estilista, que segue o vegetarianismo, incorporou a sustentabilidade em suas criações: as peças não carregam couro, penas ou pele. Para ela, nenhum animal deve morrer pela moda.

Stella McCartney estudou Moda na escola Central Saint Martins na década de 90, era amiga de Naomi Campbell e roommate de Kate Moss, e escalou as supermodels para seu desfile de formatura da faculdade, o que garantiu cobertura da imprensa num evento que deveria ser um simples trabalho de conclusão de curso.

Moda da estilista é marcada pela sustentabilidade: nada de couros, peles ou penas. Foto: Getty Images

Seu primeiro sucesso no universo da moda foi um tanto polêmico, quando assumiu a direção criativa da Chloé. A estilista substituiu Karl Lagerfeld, ex-diretor da Chanel (falecido em 2019). Na época, Karl fez um comentário afiado a respeito de Stella, que continuou inabalada e consistente, liderando a grife até quadruplicar as vendas.

Nos últimos anos, a estilista assinou diversas parcerias, uma delas com a Adidas, apresentando roupas activewear, altamente tecnológicas. Stella McCartney desenhou o uniforme dos atletas do Reino Unido para as Olimpíadas de 2012 e também para as Paraolimpíadas de 2016.  

Looks assinados por Stella são presença confirmada em eventos como a Semana de Moda de Paris. Fotos: Imaxtree

3. Pharrell Williams

O cantor e produtor musical americano Pharrell Williams foi eleito o “Homem mais Bem Vestido do Mundo” pela revista Esquire, em 2005. A partir daí, suas aparições no universo fashion nunca mais pararam.

Em 2013, ele assinou parcerias com grifes renomadas, como Comme des Garçons, Moncler e, posteriormente, com as labels Chanel e Adidas. Tornou-se sócio da marca G-Star Raw, que contém uma linha ecologicamente correta. Pharrell é co-fundador da marca Billionaire Boys.

Quando o assunto é tendência, Pharrell Williams é inspiração para muitas marcas e pessoas. Foto: Getty Images

Sua história na Chanel foi a mais marcante. Em 2018, ele foi o primeiro homem negro a desfilar para a grife. Em abril de 2019, o músico lançou uma coleção-cápsula de roupas e acessórios totalmente genderless, moda sem gênero ou seja, peças sem categorização de feminino e masculino.

Além da sua trajetória pelo mundo da música e moda, Pharrell se arriscou como produtor executivo de um filme alternativo.

Estilo do cantor tem influências da moda urbana, especialmente do skate e do hip hop. Foto: Chanel/Divulgação

4. Diane Von Furstenberg

Diane Von Furstenberg é uma economista e estilista belga, de família judia, que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Virou princesa ao casar-se com príncipe da nobreza alemã, Egon Von Furstenberg. Foi ela que criou o icônico vestido-envelope.

A criação de DVF fez tanto sucesso que em 1976, ano em que o vestido-envelope foi lançado, eram vendidas cerca de 25 mil unidades por semana. A modelagem passou a ser usada por mulheres de diferentes classes sociais e, atualmente, se tornou peça atemporal.

Atualmente, Diane possui cidadania estadunidense, após se casar com um dos fundadores da FOX Broadcasting Company. Foto: Getty Images

Depois de muito sucesso, Diane Von Furstenberg vendeu parte de sua marca e trabalhou como editora, em Paris. Mas a estilista percebeu um movimento entre mulheres descoladas que garimpavam em brechós na busca por peças de sua marca.

A partir daí, Diane retomou a carreira de estilista e batizou a marca com suas iniciais: DVF, vendendo produtos luxuosos ao redor do mundo.

Além das roupas, marca da estilista conta com bolsas, malas, perfumes, lenços, óculos, cosméticos e livros. Fotos: Imaxtree

5. Donatella Versace

Ícone de estilo dos anos 90, Donatella Versace foi a musa inspiradora de Gianni, seu irmão mais velho e diretor da grife. O estilista era responsável por criar os looks e também o visual de Donatella, que, aos 11 anos de idade, já influenciava a platinar os fios lisos e longos, característica marcante até os dias de hoje.

Gianni Versace foi assassinado em julho de 1997 e, nesse momento, Donatella, que era assistente do irmão, teve que se reinventar e assumir o império fashion. Mesmo de luto, ela conseguiu, em três meses, apresentar seu primeiro desfile. A grife é famosa por ostentar maxi estampas, modelagens ultrasensuais e recortes geométricos no estilo glam rocker com looks all black e acessórios dourados.

Além das roupas, marca da estilista conta com bolsas, malas, perfumes, lenços, óculos, cosméticos e livros. Fotos: Imaxtree

Donatella Versace é bem relacionada e adorada por diversas celebridades. Desde a década de 90 até os dias de hoje, é vista com estrelas do mundo pop. Desde Naomi Campbell, Madonna, Elton John a Lady Gaga e Príncipe Charles.

A Netflix lançou, em 2019, um episódio que conta a tragédia da família. The Assassination of Gianni Versace é a segunda parte de American Crime Story, vencedora do Globo de Ouro 2019.

Criações de Donatella possuem influências musicais e são queridas por diversos famosos, como Lady Gaga. Fotos: Imaxtree

6. Vivienne Westwood

Precursora em inserir o punk na moda, Vivienne Westwood nasceu em 1941, na Inglaterra, e foi responsável por criar visuais icônicos para os integrantes da maior banda de punk rock da história, a Sex Pistols.

Em meados da década de 70, a estilista e seu então namorado Malcon Mclauren inauguraram, no Reino Unido, a primeira loja do segmento, que vendia roupas de couro com spikes e látex em meio ao movimento hippie, caminhando na contracultura.

Primeira loja fundada por Vivienne Westwood chamava-se Let it Rock. Foto: Getty Images

Aos poucos, sua personalidade foi se tornando fonte de inspiração para muitos artistas, estilistas e entusiastas da moda. Hoje, ela é uma das principais figuras no cenário fashion e desfila suas criações na Semana de Moda de Paris.

Atualmente, Vivienne Westwood utiliza sua fama de rebelde para lutar por causas sociais, como a sustentabilidade e o consumo desenfreado, defendendo o slow fashion. Uma das empreitadas de sucesso da estilista foi uma linha de acessórios feita a partir de materiais recicláveis, que empregou muitas pessoas em Nairóbi, no Quênia.

Coleções da estilista sempre trazem um toque de ousadia e muita autenticidade. Foto: Imaxtree

7. Alessandro Michele

O italiano Alessandro Michele ficou conhecido pelo seu repertório inovador e surpreendente. Ele contribuiu criativamente para diversas grifes, afinal, desde a infância teve contato com o mundo das artes devida à paixão de seus pais pelo cinema e escultura.

Alessandro Michele se formou em Moda pela Accademia Costume & Moda, de Roma, sua cidade natal. Logo no começo de sua carreira, trabalhou para Fendi acessórios, local onde teve contato com Karl Lagerfeld, um dos designers de moda mais famosos da história. Depois de alguns anos, abriu mão do posto de diretor criativo da marca para atuar como assistente de Frida Giannini, estilista da Gucci.

Alessandro possui cinco prêmios, entre eles o de Designer de Moda Internacional do Ano no British Council Fashion Award. Foto: Getty Images

Em 2015, ele assumiu a direção criativa da Gucci e, desde então, a label passa por constante crescimento. Alessandro Michele inseriu a tendência genderless na grife de luxo, quebrando estereótipos do feminino e masculino.

O diretor criativo foi responsável por transformar a marca em uma grife desejada pelos jovens, com mood romântico, vintage e de sexualidade ambígua. Estampas florais, tecidos refinados, cortes diferenciados e tonalidades vivas são traços marcantes da sua coleção.

Peças do estilista italiano possuem influências que vão do cinema ao teatro e permeiam o pós-punk. Foto: Imaxtree

8. Karl Lagerfeld

Cultuado mundialmente, Karl Lagerfeld é um dos maiores nomes da moda. Ele foi de 1983 até 2019, ano em que faleceu, diretor artístico de uma das maiores grifes de alta costura, a Chanel – a ideia era que ele perpetuasse a obra da estilista fundadora da marca, Coco Chanel.

Nascido em Hamburgo, Lagerfeld formou-se em desenho e história no Lycée Montaigne. Seu primeiro trabalho foi ao lado de Pierre Balmain.

Apaixonado por fotografia, Lagerfeld também produziu Visionaire 23: Roupa Nova do Imperador, que traz uma série de fotos nuas de modelos e celebridades. Fotografou Mariah Carey para capa da V magazine no ano de 2005; além de direcionar campanhas publicitárias para Chanel, Fendi e sua própria marca.

Grand Palais, em Paris, foi transformado em uma floresta para apresentação da coleção outono/inverno 2018/2019 da Chanel, assinada por Lagerfeld.

Em vida, Lagerfeld também criou a própria marca que carregava seu nome, localizada no número 144 do Champs-Élysées, em Paris.

Veja também

Sem dúvidas, foi um nome que marcou e continuará sendo lembrado para sempre na história da moda.

9. Alexandre Herchcovitch

Descendente de romenos e poloneses, mas nascido e criado em São Paulo, Alexandre Herchcovitch iniciou a carreira no mundo da moda aos 22 anos, em 1993, após concluir o curso na Faculdade Santa Marcelina.

Contudo, a paixão pela moda surgiu anos antes, ainda pequeno. A mãe de Herchcovitch, Regina, era proprietária de uma confecção de lingeries. Conta-se que o filho sempre dava palpites sobre os looks da mãe, com quem aprendeu o ofício da costura.

Em dezembro de 2014, Herchcovitch entrou para a lista do FFW dos 50 brasileiros mais estilosos da moda.

As quatro coleções produzidas anualmente pelo estilista sempre estão presentes na Semana da Moda – 7th on Sixth, em Nova York; e duas vezes por ano na São Paulo Fashion Week (SPFW).

Uma das coleções outono/inverno assinadas por Herchcovitch e apresentada na Fashion Week de Nova York.

Uma característica dos produtos do estilista é a parceria com outras grandes marcas, como Lupo, Motorola, Melissa, Tilibra, C&A, Riachuelo, GOL e Chilli Beans.

Herchcovitch também tem um lado B: atua como DJ em diversas boates brasileiras, como a D-Edge, de preferência, sempre tocando hits dos anos 80 e 90.

10. Lino Villaventura

Entre os ícones da moda, mais um dos designers de moda famosos que merece destaque é um brasileiro. Nascido em Belém, Antônio Marques dos Santos Neto é um estilista nacional que assina como Lino Villaventura.

Em 1982, quatro anos após iniciar a carreira como estilista, Lino lançou sua própria marca em parceria com Inez Villaventura. Para se ter uma ideia, ele chegou a apresentar seu trabalho, em 1996, no então Morumbi Fashion, que algum tempo depois viria a se tornar a São Paulo Fashion Week.

Famosas como Xuxa e Hebe Camargo tiveram roupas assinadas pelo estilista e desenhadas exclusivamente para elas.

Villaventura também realiza trabalhos como figurinista de cinema e teatro, tendo sido responsável pelos looks de filmes, como Bocage, O Triunfo do Amor, e peças de teatro. Em 1996, ele foi indicado ao Prêmio Shell por Dorotéia e uma Farsa Irresponsável em Três Atos, do escritor Nelson Rodrigues.

Coleção de inverno 2020 apresentada na SPFW. Fotos: Zé Takahashi / Ag. Fotosite

11. Gloria Coelho

Para encerrar com chave de ouro, não só mais um nome brasileiro, mas o de uma mulher brasileira.

Mineira, a designer e estilista Gloria Coelho conta com uma bagagem de 45 anos de experiência no mundo da moda. Premiada duas vezes no Phytoervas Fashion Awars, ela já teve coleções apresentadas na Madrid Fashion Week, no desfile beneficente em Isschot, Bélgica, e na Semana de Moda de Lisboa.

Gloria Coelho após apresentação da coleção outono/inverno de 2018 na SPFW. Fotos: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE

Em parceria com marcas como C&A, Kipling, Hotel Unique, Melissa, Dell’anno, Disney e Gol, desenvolveu diversas coleções.

Suas criações possuem um toque de minimalismo, uma notável preferência pelo preto e branco e consciência ecológica. As duas lojas da estilista, localizadas em São Paulo, são pontos de recebimento e reaproveitamento de roupas usadas.

Alguns dos looks da coleção outono/inverno apresentada na SPFW de 2018 e assinada por Gloria Coelho. Fotos: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE

Acompanhar designers de moda famosos que carregam bagagem significativa para o universo fashion pode ser inspirador para desenvolver coleções e trabalhos que exigem criatividade.

Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece alguns designers de moda famosos, receba dicas e novidades exclusivas do mundo da moda toda semana no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo