Lendo agora
Incremente sua coleção: saiba como fazer lenços

Incremente sua coleção: saiba como fazer lenços

como fazer lenço

Os lenços são acessórios que nunca saem de moda. Para incrementar um look, sempre é possível utilizá-los, seja no cabelo, pescoço, cintura, pulso ou acoplado à bolsa. Para quem tem uma confecção, trata-se de uma grande oportunidade de negócio, por ser um item barato e atemporal, e chamar a atenção dos clientes.

Se você quer saber como fazer lenço para aumentar seu mix de produtos e aproveitar esse segmento de mercado, continue a leitura até o fim!

Materiais necessários

A produção de lenços exige poucos materiais. Para os modelos mais básicos, o essencial é que se tenha tecidos de sua preferência e máquina de costura, além de tesoura para fazer os recortes e linhas para fazer a bainha.

Se você pretende criar formatos diferenciados, utilize moldes de papel-cartão. Pesquise por referências e corte o papel no formato desejado para auxiliar na costura. Selecionamos algumas para inspirá-lo mais abaixo no post!

Também é possível incrementar sua produção com enfeites, como pedrarias, miçangas e bijuterias. Utilize sua imaginação e entregue ao cliente peças únicas e diferenciadas.

Escolha de estampas e cores

Antes de saber como fazer lenços, é preciso que você escolha as estampas e cores dos tecidos que irá utilizar. Para que os produtos tenham mais saída entre os consumidores, uma dica é optar por padrões que estejam entre as tendências para o ano.

O animal print, por exemplo, esteve em alta nos últimos anos e continua como uma tendência forte. As estampas de onça, zebra, tigre e cobra são versáteis e chamam a atenção das clientes.

como fazer lenço Escolha de estampas e cores
Os lenços em animal print são uma tendência para o ano. Foto: Divulgação/Style Du Monde.

Outra tendência para lenços no pescoço são os tecidos com estampas florais. Dão uma leveza ao look e, apesar de serem associados à primavera e ao verão, podem ser utilizados durante o ano todo.

Para quem quer criar uma linha vintage, invista nos padrões poá, xadrez ou geométricos. As cores podem ser variadas, desde tons terrosos e sóbrios, candy colors ou opções vibrantes.

Antes de comprar os tecidos, lembre-se de imaginar como ficará a peça pronta e como ela pode se encaixar nos looks de suas clientes.

Reaproveitamento de tecidos

Se você já confecciona outras peças de roupa, é possível utilizar sobras de tecido. Para isso, faça cortes com alguma folga para as costuras para que os lenços não fiquem muito pequenos. Evite picotar a malha, ou ela ficará mais difícil de trabalhar.

O reaproveitamento de tecidos promove a sustentabilidade, pois evita o descarte desnecessário. Além disso, é uma forma de aumentar o lucro, já que você usufrui de uma maior parte do material.

Como fazer lenços

Há diversas formas de produzir lenços. A mais simples é cortar os tecidos em formas quadradas ou retangulares e fazer bainhas nas laterais. O canal Nina Martins fez uma demonstração em vídeo de como reproduzir esse processo, confira!

Se você quer fazer algo diferenciado, é hora de colocar suas habilidades de costura em prática! A dica, nesse caso, é se planejar, utilizando os moldes para imaginar como ficará a peça final.

No canal Artesanato Bacalate Passo a Passo, há uma aula de como fazer um lenço de cetim com broche. Assista abaixo para se inspirar!

Uma ideia muito legal de como fazer lenço para cabelo são os scrunchies, uma espécie de xuxinha que pode ser feita com sobras de materiais. Descubra essa ideia no vídeo abaixo, do canal Meire Alves, e veja como utilizar retalhos de tecidos:

Para se inspirar

Veja também

A principal dica de como fazer lenço para pescoço, cabeça ou cintura é se inspirar. Além de ajudar na hora de confeccionar a peça, é uma forma de oferecer sugestões de uso para seus clientes.

Abaixo, separamos algumas fotos com sugestões de estampas e usabilidade de acordo com as tendências. Confira nossa galeria!

Galeria de inspirações

Foto: Reprodução/Style Du Monde.
« 1 de 6 »

Onde comprar tecidos

Se você pretende oferecer um bom produto ao seu cliente, é importante escolher tecidos confortáveis, com a melhor qualidade e durabilidade.

Na Digitale Têxtil, você encontra tecidos tecnológicos e impressos digitalmente, o que garante que a estampa permaneça a mesma e não desbote com o tempo, mesmo depois de lavados.

Os padrões também são um grande diferencial. Com estampas exclusivas e esquemas de cores variados, você poderá oferecer inúmeras possibilidades e combinações aos seus clientes. Confira algumas opções abaixo:

Opções de estampas vintage disponíveis no site da Digitale Têxtil.

Agora que você já sabe como fazer lenços, aproveite essa oportunidade para incrementar sua coleção! São itens fáceis de criar, com alta saída e que podem complementar bem a renda do seu negócio.

Que tal garantir tecidos de qualidade para a sua confecção? Clique no banner abaixo e escolha suas estampas preferidas da Digitale Têxtil!

como fazer lenço digitale textil

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo